CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Noite Europeia dos Investigadores: a ciência na rua

Noite Europeia Investigadores
Par João GALVÃO Il y a 5 ans
Catégories :
Últimas Notícias

Já na noite de 29, a Noite Europeia dos Investigadores, descubra ou invente o cientista que há em si

 

Entre as 18h00 e as 24h00 – nem todos somos o Sheldon que vai para a cama às 21h30 – o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) e o Jardim do Príncipe Real juntam-se para receber a Noite Europeia dos Investigadores.

 

É uma forma de tornar a ciência menos séria e vetusta, mas nem por isso menos ‘científica’: Exposições, Observações Astronómicas, Demonstrações Científicas, Oficinas Práticas, Jogos e Quizzes. Para descansar a cabeça de tanta informação estarão disponíveis Cafés de Ciência e muita animação de rua.

 

A abertura oficial do evento estará a cargo do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, às 18h30 no átrio do Museu, e pelas 21h00 o MUHNAC recebe o debate “Ética, Ciência e Economia”, com um painel de notáveis.

Mas é lá fora na rua, no Jardim do Príncipe Real, que a ciência despe a bata e tira os óculos, e torna-se uma festa. Poderá constatar até que ponto fazer um bom vinho depende do conhecimento científico, ou experimentar ser paleontólogo e escarafunchar a terra em busca de ossadas de dinossauros.

 

Terá oportunidade ainda de conhecer o novo período geológico em já nos encontramos e que se chama Antropoceno, tal é o peso, para o bem ou para o mal, que a presença tão recente do homem no planeta já tem para a história de ciclo longo.

Para quem gosta de colecionar borboletas e outras bichezas haverá demonstrações ao vivo de preparação de insetos para coleção científica e exposição organizada. Os amantes desta classe animal não podem perder ainda a mostra X-Bugs, os super-heróis de seis patas, que contará como abelhas, escaravelhos, térmitas ou os tão na moda percevejos são muito mais do que aquilo que aparentam.

 

A lista é imensa, só escolhi mesmo aquilo que não quero perder. O que não quero perder também é o bailarico TradBalls / European Dances, onde o DJ Matias dará muito bem a volta a uma temática que poderia ser simplória, tornando-a world music. E dançável até cairmos.

 

Para além de Lisboa, a Noite Europeia dos Investigadores fará presença no Porto, em Braga e em Monsaraz. Veja todos os programas em www.noitedosinvestigadores.org.

 

 

Crédito foto abertura: MUHNAC

Crédito restantes fotos: César Garcia