CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Restaurante Zambeze é muito mais que a melhor vista de Lisboa

Zambeze
Par Inês ALMEIDA Il y a 5 ans

A cozinha do Zambeze nasce de um casamento feliz entre a gastronomia moçambicana e a portuguesa

 

Se calhar já esteve ao lado do restaurante Zambeze a apreciar as vistas, a partir da esplanada-miradouro em que o olhar alcança o rio Tejo, e nunca entrou. Bem, temos duas coisas para lhe dizer. A primeira é que não sabe o que perdeu. E a segunda é que vai sempre a tempo. É que este espaço, que conjuga o melhor da cozinha beirã com a gastronomia moçambicana, consegue servir sabores tão ou ainda mais surpreendentes que a vista.

 

 

A vista do Zambeze

A vista do Zambeze

 

 

Quem entra no Zambeze depara-se com uma sala em que o branco predomina, que destaca os elementos decorativos de Bordalo Pinheiro que discretamente enfeitam o espaço. A bonita louça Vista Alegre é mais um toque de bom gosto do restaurante, que antes de agradar ao paladar já está a satisfazer a vista. O atendimento é sorridente e atencioso e caso haja dúvidas no que escolher, não se acanhe e faça favor de perguntar sem medos.

 

 

O couvert do chef

O couvert do chef

 

 

Nós, naturalmente, começámos a refeição pelo couvert. Primeiro chega à mesa o couvert normal, que consiste num pratinho com azeitonas, manteiga e azeite, para molhar o pão. Depois chegam as tostinhas. E como se não chegasse para começar o repasto, ainda vem para a mesa o couvert do chef, que inclui chamuças acabadas de fazer, cremoso queijo da serra, salada de polvo (extremamente tenro e saboroso) e salada de grão com bacalhau.

 

A refeição começa numa nota muito positiva, entre garfadas nos petiscos do couvert e goles no delicioso vinho da Casa da Ínsula (pertencente ao mesmo grupo do Zambeze). Nisto chega a primeira entrada, Cogumelos Portobello recheados com queijo de cabra e bacon. Que delícia! Um prato extremamente saboroso e reconfortante e – melhor – os adeptos da dieta paleo e os intolerantes ao glúten também podem comer.

 

 

Cogumelos Portobello com queijo de cabra e bacon

Cogumelos Portobello com queijo de cabra e bacon

 

 

O primeiro prato a chegar à mesa é o famoso Caril de caranguejo. Depois de sermos aconselhadas pela Vera Barbosa, gerente do Zambeze, a experimentar, percebemos porque é que este é um dos ex-libris da casa. Comido juntamente com o arroz de coco, este prato transporta-nos automaticamente para destinos exóticos. O suave sabor do caril, as deliciosas lascas de caranguejo e a tira de mandioca estaladiça ligam na perfeição com a subtil doçura do arroz de coco. Só por este prato já vale a pena visitar o Zambeze!

 

 

Caril de caranguejo com arroz de coco

Caril de caranguejo com arroz de coco

 

 

Para terminar a viagem, ainda falta mais um prato (e as sobremesas), desta feita de carne. À mesa chega o também famoso Arroz de cabrito com castanhas, um prato com sustância, muito sabor e perfeito para os dias de frio que se fazem sentir. Apesar de ter cabrito e castanhas, não é um prato demasiado pesado (caso contrário já não teríamos conseguido prova-lo). É absolutamente delicioso, mas o Caril de caranguejo roubou-nos o coração. Para finalizar em beleza, há todo um buffet de sobremesas à disposição. Sim, por um valor fixo, neste caso 6,5€, pode servir-se de cheesecake quantas vezes lhe apetecer.

 

 

Arroz de cabrito com castanhas

Arroz de cabrito com castanhas

 

 

“A nossa carta divide-se, mais ou menos, entre 50% de cada gastronomia, moçambicana e portuguesa”, explica Vera Barbosa, gerente do Zambeze. “Temos muitos clientes portugueses que vieram retornados de Moçambique e que nunca mais voltaram lá –alguns por trauma, outros por opção – e gostam de vir aqui porque se sentem num ambiente moçambicano e comem a comida que comiam lá”, acrescenta. “O nosso restaurante é frequentado cerca de 60% por um mercado nacional.”

 

 

Buffet de sobremesas

Buffet de sobremesas

 

 

Além de Moçambique, o grupo Visa Beira (ao qual pertence o Zambeze), tenciona estender-se por outras paragens. Mais concretamente, vai inaugurar o seu próximo espaço em Belém, na Casa da América Latina, nos próximos dois a três meses. E, em conformidade com o espaço, toda a carta do novo restaurante está a ser pensada para homenagear esta zona do globo. A julgar pelo Zambeze, apostamos que vai ser um caso de sucesso.

 

 

Descubra o restaurante Zambeze aqui.