CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Portugal e Espanha querem criar Observatório Europeu de Gastronomia

Observatório Gastronomia
Par Joana CIDADES Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Já imaginou a paella e a cataplana serem classificadas como Património Mundial da Humanidade?

 

Portugal e Espanha têm objetivos em comum: criar o Observatório Europeu da Gastronomia e defender a declaração como património mundial de pratos tradicionais como a cataplana e a paella. Esta resolução foi avançada por Rafael Anson, presidente da Real Academia de Gastronomia espanhola, aquando do jantar de celebração dos 25 anos da academia portuguesa, em Lisboa.

 

 

Apoiar o turismo gastronómico e favorecer uma alimentação saudável, assim como erradicar a fome e evitar a má nutrição, por defeito ou por excesso, são outros objetivos da criação deste organismo. A criação deste observatório foi recomendada por uma resolução aprovada pelo Parlamento Europeu em 2014.

 

 

O presidente da academia portuguesa, José Bento dos Santos, considera que “a gastronomia não é comer luxo, o que é raro e caro”, mas sim “saber apreciar, desfrutar, ter o prazer do gosto”. Referiu ainda, defendendo a candidatura de Portugal para acolher o Observatório Europeu da Gastronomia, “temos um património que deve ser transmitido de forma correta e que não prejudique as gerações futuras”.

 

 

Fonte: Observador