CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER

Conheça o Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro

Palácio São Bento
Posté par Inês ALMEIDA Il y a 11 Mois
Catégories :
Lapa

Pode visitar os jardins do Palácio de São Bento aos domingos

 

A residência oficial do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, situa-se no Palácio de São Bento, no bairro da Lapa. Mais precisamente nas traseiras do edifício principal, nos terrenos do antigo mosteiro, num palacete construído em 1877, por ordem de Joaquim Machado Cayres, que integrava o Convento de São Bento. Com a extinção das ordens religiosas, o edifício do convento foi transformado, no ano de 1834, em Palácio das Cortes e, depois na Assembleia Nacional.

 

Só depois da Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, é que o Palácio de São Bento passou a designar-se de Assembleia da República. No entanto, o Palacete de São Bento começou a ser utilizado pelo Estado, como Residência Oficial do Presidente do Concelho, muito antes de 1974, no ano de 1937. Esta foi ocupada por António Salazar em 1938, tendo sido construída uma escada a ligar o palacete à Assembleia.

 

 

Quando Marcello Caetano substituiu António Salazar como Presidente do Concelho, o palacete foi totalmente remodelado, tendo sido mantido pouco mais que as fachadas. Depois do 25 de Abril de 1974, tanto a moradia como o jardim sofreram novas modificações, mas foi apenas depois de 1986 que o palacete e o jardim se tornam mais operacionais e modernos. A garagem existente na altura foi substituída para receber os visitantes do palacete e o pavimento foi substituído por calçada portuguesa.

 

Desde Junho de 2016, que os jardins do Palacete de São Bento estão abertos ao público todos os domingos, por decisão do atual primeiro-ministro, António Costa. Este decidiu abrir os espaços verdes, assim como o palacete, a visitas públicas a todos os domingos, pois considera os jardins um “espaço de inegável interesse público”.

 

 

António Luís Santos da Costa, nascido em 1961, é primeiro-ministro de Portugal desde 26 de Novembro de 2015. O jurista e político português foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa no período que decorreu entre 2007 a 2015. Atualmente, além de ser o primeiro-ministro de Portugal, é também o secretário-geral do Partido Socialista. António Costa é conhecido é agnóstico, casado e com dois filhos e é definido como um político seguro de si e persistente.

Inês ALMEIDA
Inês ALMEIDA