CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Porto recebe European Design Awards até dia 27 de Maio

European Design Awards
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Turismo Portugal

Os European Design Awards deste ano celebram a criatividade

 

A 10.ª edição dos European Design Awards encontra-se a decorrer no Porto. Esta começou ontem, dia 23, e vai-se prolongar até sábado, dia 27. Ao longo deste período, o Porto transforma-se na capital europeia do Design, sendo palco de várias iniciativas que estão incluídas no programa dos European Design Awards. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Porto e é a primeira vez que o evento se realiza neste destino.

 

O tema da edição deste ano dos European Design Awards é “Celebrating Creative Excellence" ("Celebrando a excelência criativa"). Amanhã, dia 25 de Maio, realiza-se um workshop “A Tumblr Manifesto: The Critical Intentions of the Interface Deco” – no Palácio dos Correios, que aborda as várias correntes que o Designer Gráfico pode assumir.

 

No dia 26, sexta-feira, vão decorrer visitas guiadas nos estúdios de design da Baixa do Porto e em Matosinhos para dar a conhecer o seu ambiente criativo. Os artistas convidados vão expor os seus trabalhos e debater as experiências com os participantes. No sábado, o último dia, decorre a cerimónia de entrega de prémios aos melhores exemplos de design de comunicação na Europa, que vão ter lugar no Teatro Rivoli.

 

Ainda no último dia, a partir das 23 horas, decorre a pré-abertura da exposição “Design for Porto”, que coloca em destaque a identidade gráfica da cidade do Porto, que venceu dois ED Awards há dois anos atrás, em Istambul, na Turquia. Este evento pretende ser, além de uma montra de designers, uma alavanca para a partilha de ideias e a discussão sobre o estado atual desta área.

 

José Bártolo, presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), afirmou ao jornal Público que “a cidade comunica tão melhor quanto melhor for o design que nela se faz”. Para o professor, estes eventos envolvem trabalho antecipado, tanto dos municípios como no contexto académico. Só assim surge uma iniciativa “perfeitamente enquadrada e integrada”.

 

Fonte: Público