CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Não perca a exposição de Van Gogh na Cordoaria Nacional

Van Gogh
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Atividades Lisboa

As obras de Van Gogh vão poder ser vistas em grande escala numa experiência multissensorial

 

Van Gogh Alive – The Experience é a exposição que vai estar patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, até ao final de Agosto. Esta é uma experiência multissensorial que junta projecção de imagens em alta definição e música, dando uma nova vida a 120 obras do pintor holandês. Esta exposição chega a Lisboa depois de já ter percorrido trinta capitais.

 

Esta inusitada exposição foi inaugurada a 30 de Junho no Torreão Poente do edifício da Cordoaria Nacional, situado na zona de Belém. As peças de Van Gogh estão projectadas em alta definição e em grande escala. A tecnologia inovadora que foi necessária aplicar nesta projeção é da responsabilidade da Sensory4, da empresa australiana Grande Exhibitions, especializada em organizar eventos na área.

 

"A exposição tem circulado pelo mundo com um enorme sucesso porque junta um artista conhecido mundialmente a uma nova forma de ver exposições, que alia visão e som, através de uma tecnologia inovadora", explica Rob Kirk, diretor da Grande Exhibitions. Rob acrescenta que “além dos visitantes habituais dos museus, esperamos captar uma nova geração de público, muito conectado com as novas tecnologias e as experiências sensoriais”.

 

Esta exposição conta com mais de três mil imagens projetadas, sendo que o objetivo da experiência passa também por inserir o público nos quadros de Van Gogh. Rob Kirk afirma “é completamente diferente de tudo o que já viram”. O diretor da Grande Exhibitions espera poder trazer a Portugal, num futuro próximo, mais exposições que conjuguem a arte com a tecnologia.

 

Algumas das pinturas do pintor holandês que vai poder apreciar em tamanho grande são A Vinha Encarnada ou o Auto-Retrato com Orelha Ligada. Pode visitar esta exposição até ao final do mês de Agosto, durante todos os dias da semana. De quinta-feira a domingo, pode visitá-la das 10h00 às 20h00 e de sexta-feira a sábado das 10h00 às 21h00. Os bilhetes vão dos €9,50 aos 12 euros e estão disponíveis na Blueticket.

 

Vincent Van Gogh foi um pintor holandês, nascido em 1853, e é considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. O artista criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de dez anos, em que se incluem 860 pinturas a óleo, sendo que a maioria foram realizadas durante os seus últimos dois anos e vida. As suas obras caracterizam-se pelas paisagens, naturezas-mortas, retratos e auto-retratos que se destacam pelas suas cores dramáticas e vibrantes.

 

Fonte: Correio da Manhã