CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Bafureira, uma descida para Santorini

Bafureira
Par João GALVÃO Il y a 1 an

O espaço tripartido Bafureira é como uma escapadela para a Grécia à hora do almoço

 

Se calhar no Norte da Europa a hora de festejar o sunset, de t-shirt ou decotada, já ficou em agosto. E não vale a pena venderem-nos a ideia arrevesada do hygge, porque me parece sempre uma espécie de fraco consolo, ser-se feliz de peúgas e à lareira, com a nortada a uivar lá fora. Em Lisboa, e aqui no Bafureira, o sunset é quase todo o ano, dependendo da espessura do casaco que se leva.

O espaço inferior do Bafureira, quase ao nível do mar, faz com que se tenha vontade de ser sempre verão. O acesso é estreito e acanhado, como uma Santorini na linha de Cascais, mas no final, o patamar virado ao frescor do mar e à imensidão em todos os azuis de céu e mar recompensam a figurinha que se faz na descida, especialmente se lá for de saltos altos.

 

Este balcão caiado de branco, sobre a praia privativa, compensa quaisquer tornozelos medrosos que lá cheguem: a zona de costa envolvente ao Bafureira é um espaço marítimo protegido e por isso a Natureza é ali praticamente intocada. Esta varanda é ao mesmo tempo bar e restaurante, e para além do open space tem uma parte parcialmente fechada, isto é São Pedro do Estoril mas às vezes também chove.

 

Para além deste acesso quase privativo a um pedaço da costa, o Bafureira tem um piso dedicado ao sushi, especialmente concorrido, e outro que recebe uma hamburgaria. Em comum com o balcão inferior é a vista deslumbrante sobre o mar e o ambiente descontraído de vila costeira, em qualquer um dos pisos.

O Bafureira tem festas regulares, pelo menos três ou quatro durante o ano, e os sunsets pontuam frequentemente o verão. É também normal encontrar solistas, como violinistas ou saxofonistas, a animar o espaço e a sublinhar com música o ar e as vistas. Durante a semana há ainda aulas de dança, matinés de dança nos segundos e quartos domingos de cada mês, e no terceiro sábado de cada mês uma Festa Latina.

 

Os preços não são os mais populares, mas o sitio também o não é: no restaurante de sushi o preço médio por pessoa ronda os 30, 35 euros e na hamburgaria almoça-se bem mais em conta, entre os 12 e os 15 euros.

 

Por ser ainda recatado e longe das vistas mais diretas, os turistas ainda não o descobriram completamente: por agora, apenas 25% de estrangeiros perfazem o total das visitas.

 

A esplanada da praia fecha já a 30 de setembro e reabrirá apenas a 1 de maio, por isso não perca tempo, vá já hoje.

 

 

Bafureira

Praia da Bafureira, Avenida Marginal

2775-239 São Pedro do Estoril

 

 

Créditos das fotos: Nuno Ramos