CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Orquídeas em exposição no Jardim Zoológico

Expo Orquídeas 2018
Par João GALVÃO Il y a 3 ans

A Expo Orquídeas de Lisboa é um dos maiores certames nacionais dedicados à mais exótica flor

 

É já hoje, e até dia 4, que o Clube dos Orquidófilos de Portugal traz mais uma edição da Expo Orquídeas, desta vez no Jardim Zoológico.

 

Falámos com José Santos, o presidente do Clube, a propósito desta mostra de flores tão fascinantes, a meio caminho entre flora e fauna, com aquele ar de bicho tropical emboscado na selva.

 

O que poderemos ver na exposição no Jardim Zoológico?

Muitas orquídeas, uma exposição e concurso dos melhores exemplares dos sócios do Clube, uma exposição de pintura com o tema ORQUÍDEAS da artista Nathalie Guichard, palestras e demonstrações práticas do cultivo de orquídeas, venda de orquídeas, acessórios para o cultivo de orquídeas e outras plantas exóticas.

 

Quantas espécies/espécimes estão expostos?

Na exposição dos associados deverão estar cerca de uma centena mas haverão muitas mais espalhadas pelos expositores nacionais e internacionais. 

 

Em que sitio do Jardim Zoológico?

No salão de festas, logo à entrada, na área de livre circulação no Jardim Zoológico de Lisboa. 

Os espécimes são para venda?

Sim, teremos os melhores vendedores do nosso país e internacionais. Haverão muitas espécies raras para venda. 

 

Há expositores internacionais?

Sim, de Espanha, Oriente, Brasil e Equador.

 

Qual o custo da entrada?

Custa 2,50€ por cada adulto a partir dos 16 anos. 

Já houve edições anteriores semelhantes a esta?

Sim, esta é a 3ª edição deste evento. 

 

Há quanto tempo existe o clube?

O Clube dos Orquidófilos de Portugal tem 5 anos de existência e 260 associados. 

 

O que têm as orquídeas que faz com que haja um clube só para elas?

São plantas extraordinárias, muito exóticas. Diferentes do resto da Flora mundial. É a maior família botânica que existe no mundo com cerca de 28.000 espécies em todos os habitats em todo o mundo, excepto na Antártida. Por serem tão variadas, o seu cultivo não é difícil mas é especifico e varia muitos nas variadas espécies e ambientes. Em todo o mundo há associações e clubes de orquidófilos que se juntam para trocar experiências, plantas e partilharem os seus conhecimentos. O Clube dos Orquidófilos preste apoio aos seus associados, organiza viagens para  observarmos orquídeas nos seus habitats naturais, damos workshops de cultivo das várias espécies, publicamos uma revista trimestral de distribuição interna pelos sócios e organizamos e participamos em eventos de botânica e orquidofilia.

Portugal é bom sítio para ter orquídeas?

Muito bom. Temos um clima privilegiado que nos permite cultivar muitas espécies mas para algumas de ambientes tropicais quentes temos que as cultivar em estufas ou no interior das nossas casas.

 

Uma dica de última hora: José Santos ao reparar na francofonia do Lisbonne-Idee, aconselha-nos uma ida à grande exposição de orquídeas em Paris, no Congresso Europeu de Orquídeas, no final de março. Veja mais sobre este evento aqui.

 

Para saber mais sobre a Expo Orquídeas no Jardim Zoológico clique aqui.

 

 

Imagens cedidas pelo Clube de Orquidófilos de Portugal