CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Lisboa recebe mais turistas por residente que Londres

Pressão Turística
Par Inês ALMEIDA Il y a 3 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Lisboa tem 504 000 moradores e recebe 4,5 milhões de turistas por ano

 

Porto e Lisboa recebem mais turistas por habitante do que Londres, Barcelona ou Praga, de acordo com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que analisou a proporção entre os habitantes das principais cidades europeias e o número anual de turistas. Os resultados deste estudo foram avançados pelo Jornal de Notícias e apresentados no Fórum Internacional do Turismo.

 

Lisboa tem 504 000 moradores e recebe 4,5 milhões de turistas por ano, o que significa que recebe nove turistas por cada residente. Já ao Porto chegam 1,6 milhões de turistas por ano, tendo 214.000 residentes, ou seja, oito visitantes por cada morador.

 

Estes dados são especialmente relevantes quando comparados com outras cidades europeias, como Praga e Barcelona cujo número anual de visitantes é cinco vezes maior que o número de habitantes. Em Londres é apenas quatro.

 

“Perante as discussões recentes sobre se há ou não turismo a mais, quisemos estudar o assunto de uma forma desapaixonada e fornecer dados capazes de orientar decisões informadas, para que o turismo possa continuar a crescer e a beneficiar o país com resultados e harmonia”, explicou António Jorge Costa, presidente do IPDT.

 

O IPDT  também calculou o número de turistas que cada cidade recebe em simultâneo por dia, tendo em conta o número de chegadas aos aeroportos e a média de estadia em cada destino. O Porto, por exemplo, recebe 4500 turistas por dia e a estada média de cada um faz com que, em simultâneo, se concentrem 9041 visitantes diariamente na cidade, o que se assemelha ao número de visitantes simultâneos da Croácia.

 

 

Fonte: Jornal de Notícias