CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Museu da Música celebra nascimento de Vianna da Motta

Museu da Música
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Últimas Notícias

No próximo domingo pode apreciar as obras do compositor Vianna da Motta no Museu Nacional da Música

 

O Museu Nacional da Música vai abrir portas excepcionalmente no próximo domingo para celebrar os 150 anos do nascimento do pianista e compositor Vianna da Motta (1868-1948). As comemorações são de entrada livre, têm início pelas 16 horas e vão contar com uma breve introdução da directora do museu, Dra. Graça Mendes Pinto, e de Elvira Archer, especialista no estudo da vida e obra do compositor.

 

Segue-se um recital de João Costa Ferreira, pianista que lançou recentemente um CD áudio dedicado a obras para piano solo de Vianna da Motta na editora Grand Piano (Naxos). No museu estará exposta alguma documentação, como partituras, programas, postais e fotografias de Vianna da Motta.

 

Entre 1919 e 1938 Vianna da Motta exerceu funçōes de director do Conservatório Nacional, instituição que albergava, nessa altura, a actual colecção do museu. No início da década de 30 foi, com Tomaz Borba, uma das vozes mais infuentes para que o Estado Português comprasse aquela que é hoje uma das partes mais importantes do nosso acervo: o espólio do museu privado (Museu Instrumental de Lisboa) que Carvalho Monteiro tinha feito com Lambertini e que incluía, entre outros valiosos instrumentos, o espólio do Alfredo Keil.

 

 

Programa do Recital

 

Obras de José Vianna da Motta:

Pensée Poétique, Rêverie op. 36

Amizade, Mazurca

Singela, Polca-mazurca op. 17

Elegia, op. 45

Três Romances sem palavras, op. 51

Meditação

O Crepúsculo

Lamentação

Les Inondations de Murcie, Scène caractéristique op. 28

Fantasiestück, op. 2

1ª Rapsódia Portuguesa, "Fados"

 

 

João Costa Ferreira é um pianista português detentor do prestigiado “Diplôme Supérieur d’Exécution” da École Normale de Musique de Paris / Alfred Cortot, instituição onde estudou com Marian Rybicki e Guigla Katsarava. É também investigador, titular de uma Licenciatura e de um Mestrado de Investigação em Música e Musicologia pela Université Paris-Sorbonne, instituição onde lecionou enquanto tutor.

 

Atualmente, prossegue os seus trabalhos de investigação em Doutoramento nessa universidade sob a direção da musicóloga e filósofa Danielle Cohen-Levinas, estudando, nomeadamente, a escrita, técnica e interpretação pianísticas na obra de José Vianna da Motta.

 

Iniciou a sua actividade de pedagogo em 2009 sendo convidado como assistente do pianista francês Jean Martin (discípulo de Yves Nat) para leccionar no âmbito de masterclasses realizadas em França. Além disso, João Costa Ferreira é frequentemente convidado a orientar masterclasses em conservatórios de música de Portugal.

 

João Costa Ferreira é artista da AvA Musical Editions e colabora com a editora para a publicação de obras de José Vianna da Motta tendo já revisto e prefaciado várias dezenas. Lançou recentemente um CD áudio dedicado a obras para piano solo deste compositor na editora Grand Piano (do grupo Naxos).

 

 

Fonte: Comunicado de Imprensa

Photo Credit: Notícias ao Minuto