CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

7 Sabores a não perder quando comer na Comporta

Comer na Comporta
By Carlos P . 1 year

Entre a praia da Comporta e a Muda, há sabores imperdíveis

 

Não há restaurantes sofisticados na Herdade da Comporta – há boas ou más receitas, há bom ou mau serviço, há lugares aceitáveis ou outros menos agradáveis. E há petiscos/sabores/pratos a não perder, que valem a pena e disfarçam tantas lacunas que existem no universo da restauração deste paraíso nacional. Aqui ficam 7 sugestões aconchegantes para este Verão encoberto...

 

Relacionado: Praia da Comporta – areal a perder de vista e mar cristalino

 

 

1. Chamuça

Esse petisco de origem indiana, tem uma versão premium no Pica Peixe, um restaurante, snack bar com esplanada no centro do Carvalhal. O lugar não tem beleza nenhuma, é uma via de passagem para as praias e uma localidade sem interesse – apesar da melhor loja de revistas da zona, do terminal de multibanco e da loja chique do decorador Jaques Grange, tudo mesmo em frente. Na cozinha do Pica Peixe, a mãe do Senhor Augusto (proprietário), moçambicana de ascendência goesa, frita as chamuças na hora, sejam de carne, de peixe ou vegetarianas. Mesmo muito boas!

Pica Peixe

Avenida 18 de Dezembro, 21

Carvalhal – Telefone 265 490 277

 

2. Arroz de choco com tinta e camarão

É um dos pratos mais reconfortantes/saborosos/ricos da região... O arroz de choco feito na tinta do mesmo e enriquecido com camarão (com ou sem amêijoas), é de comer e chorar por mais. Há dias de verão em que este arroz esgota e a desilusão é grande, quando ao jantar é anunciado que “já não temos”... Por isso, vale a pena marcar e reservar este prato delicioso! Em cima da areia da praia, o Comporta Café do Luís de Carvalho (que é o melhor cozinheiro e o melhor relações públicas da casa, da qual é proprietário..) tem outros pratos que valem a pena. Mas este merece um destaque e obriga a ir e voltar!

Comporta Café

Praia da Comporta - Telefone 265 496 652

 

3. Leitão assado

Cozinhado à moda da Bairrada, este leitão, servido num restaurante muito simples de estrada, é um acontecimento inesperado. No centro da Muda, uma localidade que não chega a ser aldeia, o leitão do Café Taipa é obra dum casal encantador que um dia descobriu o talento para a arte de cozinhar.  Com o leitão(com a pele muito bem tostada) vem a laranja, a batata frita, a salada e, melhor que tudo, o molho riquíssimo e delicioso.  Servido com um vinho espumante muito frio, como deve ser. Na verdade, ninguém imagina que naquela estrada e naquele café possa haver um prato tão delicioso, tão bem confeccionado e tão bem acompanhado...

Café Taipa

Estrada Nacional 261/1

Muda – Telefone 967 915 615

 

4. Frango assado

Esse prato universal (ou quase!) que é o frango assado, tem várias hipóteses nos limites da Herdade da Comporta, mas há uma que se destaca – é o frango assado na brasa do Mário no Possanco! É bom reservar o frango que se quer, com hipótese de levar para casa, porque às vezes esgota. Há outros recursos neste Café Restaurante numa localidade entre a Comporta e a Carrasqueira, mas só o frango assado e suculento do Mário vale a pena a deslocação. Mais uma empresa familiar que, com preço acessíveis, sobressai e conforta com uma das suas receitas.

Mário - Café Restaurante

Rua do Café

Possanco – Telefone 265 497 143 /  917 168 157

 

5. Arroz de coentros

A fazer honra aos  belíssimos arrozais mesmo ali do outro lado da estrada, o arroz de coentros do Dona Bia é tão molhado quanto saboroso. Um prato para acompanhar qualquer peixe ou mesmo marisco do dia, ou até para comer a solo. Mas há dois obstáculos para vencer quem tiver desejos deste arroz irresistível: a dificuldade em conseguir mesa nos meses de verão e ainda a falta de simpatia no serviço. O Dona Bia é um dos restaurantes com maior sucesso e índice de ocupação da Herdade, mas também é o restaurante com o serviço menos simpático... Vencidos estes dois obstáculos... degustar o arroz de coentros é um momento triunfal!

Dona Bia

Estrada Nacional 261

Torre – Telefone 265 497 557

 

6. Choco frito de coentrada

Bom e barato, assim é o choco frito de coentrada em dose abundante do Gervásio. Como tudo neste restaurante familiar frequentado pelas elites, mas também pelos operários locais, o choco de coentrada tem uma excelente relação qualidade preço. E esta receita é muito diferente da habitual do choco frito que prolifera em Setúbal e na Comporta! Cortado em pedaços pequenos, temperado com coentros, muito bem acompanhado pelo que quiser (o arroz branco do Gervásio é delicioso e as batatas fritas irrepreensíveis!), o choco frito de coentrada é um dos muitos pratos que valem a pena neste restaurante simples mas competente e que fica a dois passos das casas mais bonitas da região.

O Gervásio

Brejos da Carregueira de Baixo –Telefone 265 497 111

 

7. Delícia de leite

É difícil qualificar este doce finíssimo, delicioso, suculento, elegante e também muito bonito! As delícias de leite da Célia, que é a proprietária do Eucalyptus, são de saborear com calma e desfrutar a gosto debaixo daquele frondoso eucalipto... O Café mais conhecido e mais concorrido da Comporta é ponto de encontro de todos os forasteiros e as delícias de leite fazem-nos voltar muitas vezes. De notar que nem sempre estão disponíveis, porque também acontece esgotarem-se ou, simplesmente, não terem nascido naquele dia, o que pode causar frustração, compensada com outros doces muito bons, mas não tão especiais!

Pastelaria Eucalyptus

Rua do Comércio, 1

Comporta – Telefone 265 497 577