CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Música para Encher a Alma no Natal em Lisboa

Natal em Lisboa
Par Carlos P Il y a 3 semaines
Catégories :
Lisboa

Em dezembro, a Câmara Municipal de Lisboa oferece aos lisboetas e aos milhares de visitantes que passam pela capital um programa repleto de música no âmbito do “Natal em Lisboa”

 

 

 

 

O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa vai cantar na Igreja de S. Domingos.

 

Coro e Orquestra na Igreja de S. Domingos

Entre o Rossio e a Praça da Figueira, na singular Igreja de S. Domingos,  o Coro Infanto-Juvenil e a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa vão interpretar músicas do século XX adequadas à época natalícia. Peças de compositores britânicos, norte-americanos e do português Fernando Lopes-Graça vão levar o espírito de Natal à igreja do século XIII que exibe as marcas agrestes das tormentas por que passou – as conspirações de 1640, o terramoto de 1755 e o incêndio de 1959...

Dia 7 de dezembro, às 21h30, entrada gratuita.

 

 

Ópera contada no Museu de Santo António

No Museu de Lisboa – Santo António, junto à Igreja do mesmo Santo, a história de “Orfeu e Euridice” será contada através da ópera. Uma ideia feliz, sobretudo para os mais pequenos, um formato que remonta ao século XVIII e que se insere nas “Óperas de Reforma”, quando se pretendia que a ópera fosse mais simples e menos barroca.

Dia 8 de dezembro, às 16h, dia 9 dezembro, às 12h. Com marcação prévia (lotação limitada a 50 lugares).

 

 

Concerto comentado no Museu de Lisboa

No Palácio Pimenta, Museu de Lisboa, “Opus 28 – Uma mesa de Natal” pretende levar as famílias a lugares distantes, a mesas, banquetes e decorações de outros tempos num concerto comentado que exalta muitas das tradições da época. Ouvir música e histórias, vivendo experiências únicas...

Dia 9 de dezembro, às 16h, entrada gratuita.

 

 

Sons do Barroco na Igreja de S. Pedro em Alcântara

Uma série de obras-primas do Barroco, vão ser interpretadas pela Camerata Atlântica, um projeto que habitualmente se dedica às sonoridades da América Latina. Neste tempo de Natal, do programa constam “Messias” de Handel, “Adágio em Sol menor” de Albinoni, entre outras obras de Vivaldi, Bach e Torelli. Um programa riquíssimo numa igreja que também tem uma história rica para se descobrir.

Dia 9 de dezembro, às 16h, entrada gratuita.

 

 

A Camerata Atlântica vai tocar na Igreja de S. Pedro de Alcântara.

 

Recital de Vozes na Igreja de Nossa Senhora do Amparo

O Filomúsica Ensemble leva um programa muito variado à Igreja de Nossa Senhora do Amparo (século XIX). Peças portuguesas, carols ingleses e temas tradicionais de Natal de outras culturas e de outros tempos vão fazer uma viagem pelo mundo através dum conjunto de vozes acompanhadas ao piano.

Dia 13 de dezembro, às 21h30, entrada gratuita.

 

 

Adágio de Natal na Igreja de São Roque

A Igreja de São Roque vai encher-se de música interpretada pela Orquestra Orbis. Com foco na música barroca, os sons deste concerto vão fazer uma viagem aos séculos XVII, XVIII e XIX. Vivaldi, Bach, Mendelssohn ou Albinoni vão ser ouvidos numa das igrejas mais visitadas de Lisboa, um dos expoentes máximos da arte sacra da capital.

Dia 14 de dezembro, às 21h30, entrada gratuita.

 

 

A Igreja de São Roque vai ser o palco da Orquestra Orbis.

 

Canto no Centro Ismaili de Lisboa

A dupla Begoña Olavide e Javier Bergia, apresenta, no Centro Ismaili de Lisboa, um programa musical que evoca o tempo da Idade Média em que muçulmanos, judeus e cristãos coabitavam. Temas agora trabalhados com novos arranjos e uma nova conceção, com base no canto, mas acompanhados pela guitarra, pelo saltério medieval, a darbuka e o cântaro.

Dia 15 de dezembro, às 16h e às 21h30, entrada gratuita.

 

 

Música festiva na Igreja Alto do Lumiar

A Igreja Alto do Lumiar, dedicada a Nosaa Senhora do Carmo, é o palco escolhido para temas adequados à época e interpretados pela Orquestra Jovem de Cordas do Conservatório Nacional e pela Compasso. Peças dos grandes nomes do Barroco, mas também de outros grandes compositores cujas obras se enquadram na perfeição neste “Natal em Lisboa”.

Dia 16 de dezembro, às 16h, entrada gratuita.

 

 

Orquestra Clássica no Teatro São Luiz

Mozart, Beethoven e Tchaikovsky são os 3 compositores escolhidos para serem interpretados pela Orquestra Clássica Metropolitana no Teatro São Luiz. Temas clássicos e facilmente reconhecidos, levam ao Chiado a força e o esplendor da música numa época do ano em que o sonho comanda a vida.

Dia 19 de dezembro, às 21h, entrada gratuita.

 

 

A Orquestra Clássica Metropolitana vai interpretar os clássicos no Teatro São Luiz.

 

 

Coro no Aeroporto de Lisboa

Uma forma original e afectuosa de receber quem chega e de se despedir de quem parte – o Coro das Nações vai actuar no Átrio das Chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Um vasto repertório, de Mozart aos espirituais negros, passando por músicas do mundo de lugares tão distantes quanto a Jamaica ou a Argentina, vai certamente encantar e surpreender. Uma surpresa agradável.

Dia 20 de dezembro, às 19h, acesso gratuito.

 

 

Gospel na Igreja dos Navegantes

As 30 vozes do Gospel Collective fecham com chave de ouro esta programação musical do “Natal em Lisboa” com uma verdadeira festa da música. Os tradicionais espirituais negros misturam-se com ritmos urbanos e com os sons afro gospel na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, uma igreja do século XXI com a Ponte Vasco da Gama como pano de fundo.

Dia 22 de dezembro, às 21h30, entrada gratuita.

 

Siga toda a programação do "Natal em Lisboa" em Cultura na Rua.