CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Frank Gehry Carpet Collection em exposição no Radio Palace

Frank Gehry
Par Inês ALMEIDA Il y a 5 ans
Catégories :
Atividades Lisboa

A partir de sexta-feira pode conhecer a coleção de Frank Gehry para a Ferreira de Sá

 

A Frank Gehry Carpet Collection, uma coleção de tapetes idealizada pelo famoso arquiteto Frank Gehry, vai estar em exposição no Radio Palace a partir de 31 de Março, próxima sexta-feira. Este emblemático edifício, onde nasceu a rádio portuguesa, situa-se no histórico bairro da Lapa e vai receber esta mostra de tapeçaria até dia 6 de Maio. A partir de dia 19 de Abril serão inauguradas outras exposições no Radio Palace.

 

Pode apreciar o magnífico trabalho de Frank Gehry, com entrada gratuita, das 12h00 às 20h00, de segunda-feira a sábado. Basta que, para tal, se dirija ao Radio Palace, situado na Rua do Quelhas, na Lapa em Lisboa. Simultaneamente, na bela sala verde do palácio vai decorrer uma apresentação do projeto Radio Palace que, além do palácio recuperado, vai incluir mais dois edifícios com modernos e luxuosos apartamentos.

 

A coleção de Frank Gehry é composta por cinco tapeçarias de tons vibrantes, produzidas pelos mais talentosos e qualificados artesãos da Ferreira de Sá. Estas, à semelhança das restantes obras do arquiteto, desafiam as convenções, misturando formas e lógicas com motivos orgânicos.

 

Com mais de 70 anos de experiência na produção de tapetes originais produzidos na técnica de "Hand-Tufting", a Ferreira de Sá também domina a arte do "Hand-Knotting" (Nó manual Português) ao longo das duas últimas décadas. Assim, todos os cinco desenhos desta coleção são produzidos em ambas as técnicas.

 

A marca Ferreira de Sá confeciona tapetes de luxo feitos à medida desde 1946. Começou por ser uma pequena empresa familiar situada em Espinho e hoje é uma organização em grande escala. Apesar da inovação, a essência da marca mantém-se, sem descurar as origens e a tradição na arte da tecelagem. Todos os tapetes da Ferreira de Sá são feitos por medida, sendo únicos e personalizados. A empresa é procurada por clientes de todo o mundo, desde hotéis de luxo como o Swiss Hotel, na Rússia, à griffe francesa Dior.

 

Perfil: Frank Gehry

 

Frank Gehry

Frank Gehry é um dos arquitetos mais importantes do mundo, assim como um dos nossos maiores artistas vivos. O arquiteto norte-americano nasceu em 1929, em Toronto, tendo-se tornado cidadão dos Estados Unidos da América em 1954. Estudou nas Universidades de Southern California e Harvard, instalando-se em Los Angeles como arquiteto independente em 1963.

 

A partir de finais da década de 70, Gehry começou a desenvolver o estilo que o celebrizou até aos dias de hoje, baseado em jogos geométricos e interpretações de formas volumétricas simples, constituídos por diferentes materiais e cores. Sendo um dos mais prestigiados arquitetos contemporâneos da atualidade, é convidado para realizar grandes obras um pouco por todo o mundo.

 

Entre as mais famosas obras de Frank Gehry contam-se o Museu de Design da Vitra em Weil-am-Rhein (1987-89), na Alemanha, o Museu de Arte da Universidade do Minnesota (1990), em Minneapolis, a Sala de Concertos Walt Disney (1989), em Los Angeles, na California, e o Museu Guggenheim (1993-1997), em Bilbau, na Espanha. Em 1989 foi agraciado com o prémio Pritzker, o mais importante galardão da arquitetura.