CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Lisboa vai ser o palco do festival da Eurovisão em 2018

Eurovisão em Lisboa
Par Inês ALMEIDA Il y a 7 ans

Salvador Sobral foi o grande vencedor da Eurovisão este ano

 

Já é oficial, a cidade de Lisboa vai acolher a final do Festival Eurovisão da Canção no ano que vem. O Festival Eurovisão da Canção vai acontecer a 12 de Maio de 2018, no Parque das Nações, em Lisboa, de acordo com o anunciado pelas entidades organizadoras, Eurovisão e RTP, em conferência de imprensa, na sede da televisão pública.

 

As eliminatórias vão acontecer nos dias 8 e 10 de Maio, sendo que a final decorre a 12 de Maio no Meo Arena. Durante dez dias, o Terreiro do Paço também irá estar reservado para o evento, pois vai acolher a Eurovision Village, o espaço de animação do certame. O festival RTP da canção, por seu turno, vai decorrer na cidade de Guimarães, no Pavilhão Multiusos.

 

Gonçalo Reis, presidente da RTP, considera que “a Eurovisão é uma grande oportunidade”, pois chega a 200 milhões de pessoas. O festival da canção vai ter as mesmas regras que a edição que o antecedeu, ou seja, “liberdade total", de acordo com Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP. As canções finalistas vão ser escolhidas após duas eliminatórias que vão contar com dez concorrentes cada.

 

Devido à vitória do cantor português Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção, a 13 de Maio de 2017, a televisão pública portuguesa ficou encarregue de organizar a próxima edição do festival. Esta vai ter um custo, de acordo com os analistas, que se situa entre os 20 milhões de euros e os 56,7 milhões de euros. O orçamento da RTP para 2017 é de 235,8 milhões de euros.

 

A final do Festival Eurovisão da Canção de 2017, com a vitória de Salvador, deu à RTP a maior audiência deste ano, com 23% de share. Ao todo, a emissão foi vista por mais de um milhão e quatrocentos mil portugueses.

 

Portugal participou pela primeira vez no festival em 1964, com a canção Oração de António Calvário, em Copenhaga. Esta não obteve nenhum ponto e ficou em 13.º lugar, juntamente com a antiga Jugoslávia e a Suíça, entre 16 concorrentes. Desde 1964, Portugal não participou no Festival Eurovisão da Canção apenas cinco vezes.

Fonte: Diário de Notícias