CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Estrelas da gastronomia portuguesa reúnem-se no Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira
By Inês ALMEIDA . 3 years

Em 2014 o Mercado da Ribeira, o principal mercado de Lisboa, foi reabilitado pela revista Time Out Lisboa e passou a incluir bancas de comércio e restauração.

 

Desde aí que é paragem obrigatória para os que querem degustar as mais variadas delícias que se fazem em Portugal. Este espaço, também conhecido por Mercado 24 de Julho, foi inaugurado no ano de 1982.

 

Este emblemático edifício situado no Cais do Sodré, mantém a traça original, com o seu interior em ferro e a cúpula de inspiração oriental. Encontrando-se a dois passos do Tejo, com a reabilitação sob a chancela da Time Out revitalizou-se e hoje é paragem obrigatória para quem visita Lisboa.

 

Seguindo o modelo de sucesso já presente noutras cidades europeias, o Mercado da Ribeira adquiriu uma nova vertente que combina a gastronomia e a animação.

 

As tradicionais bancas de fruta, legumes e flores passaram a ocupar o piso de cima, enquanto no piso térreo os protagonistas são os restaurantes que se dividem por bancas, trinta ao todo, transformando este mercado numa autêntica mostra do melhor que a capital tem para oferecer.

 

Abrange vários tipos de cozinha, nacional e internacional, assim como uma completa seleção de vinhos, doçaria e gelados.

 

Alguns dos espaços mais populares que pode encontrar no Mercado da Ribeira:

 

 

Honorato

 

 

Da vaga de hamburguerias artesanais, houve uma que ganhou imediato destaque, o Honorato. Foi uma das primeiras casas da especialidade a instalar-se na capital, no bairro do Príncipe Real, em 2011.

 

A banca do Mercado da Ribeira foi o quarto espaço a abrir. Os hambúrgueres, bem servidos, suculentos e de ingredientes variados são o chamariz da casa, assim como as batatas caseiras acompanhadas de maionese de alho.

 

 

Santini

 

 

A gelataria mais famosa da capital tinha de estar presente no Mercado da Ribeira. A primeira casa abriu em Cascais, no ano de 1949, e desde então que reúne a preferência dos lisboetas. Além da casa no Chiado, e mais recente no Porto, a Santini também está presente no Mercado da Ribeira.

 

As listras brancas e vermelhas adivinham o pecado da gula que se comete no espaço, com os divinais gelados de frutas que compõem a variada lista de sabores que muda diariamente.

 

 

Henrique Sá Pessoa

 

 

O conhecido chef português soma projetos de sucesso. O seu programa televisivo Ingrediente Secreto, que deu origem a vários livros, o restaurante Cais da Pedra, inaugurado em 2013, e mais recentemente a reabertura do restaurante Alma, em 2015. Até já há quem aponte que vá ser agraciado com uma estrela Michelin em breve.

 

O seu food corner do Henrique Sá Pessoa no Mercado da Ribeira tem quase sempre fila, pois o chef aposta em pratos únicos, como o leitão confitado a baixa temperatura ou o tataki de salmão.

 

 

Endereço: Avenida 24 de Julho, número 49, 1200-481 Lisboa

Horário: De domingo a quarta-feira das 10:00 às 00:00 horas e de quinta-feira a sábado das 10:00 às 02:00 horas