CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

A História está presente nas lojas de Lisboa

Lojas Lisboa
By Joana CIDADES . 3 years
Categories :
Turismo Lisboa

A Câmara de Lisboa vai distinguir 63 lojas de Lisboa com o selo “Lojas com história”

 

Que Lisboa é uma cidade plena de História, não é novidade. Em cada esquina se tropeça com um grandioso monumento ou com uma loja histórica, como por exemplo a Bertrand do Chiado, uma das mais antigas livrarias do mundo. Foi neste sentido que a Câmara de Lisboa decidiu distinguir as lojas da capital que contam com um legado histórico digno de nota.

 

Em causa estão 63 lojas, escolhidas pela preservação de elementos patrimoniais materiais, culturais e históricos. Entre esta lista contam-se espaços como A Ginjinha Sem Rival, Aníbal Gravador, Brasileira, Casa Macário, Confeitaria Nacional, Farmácia Barreto, Ferragens Guedes, Florista Pequeno Jardim, Hospital das Bonecas, Leitão e Irmão, Londres Salão, Luvaria Ulisses e Manteigaria Silva.

 

Estabelecimentos como a Ourivesaria Sarmento, os Pastéis de Belém, a Pastelaria Mexicana, a Pastelaria Versailles, a Pérola do Rossio, a Retrosaria Bijou e a Tabacaria Mónaco também se encontram nesta lista, entre outros.

 

Sugerimos-lhes que visite:

Luvaria Ulisses, Lisboa

Luvaria Ulisses

Esta pequena loja encontra-se embutida na Muralha do Carmo desde 1925 e é a última loja em Portugal que se dedica exclusivamente à venda de luvas. Conta com interiores bem preservados, com móveis de inspiração império. A fachada neoclássica da Luvaria Ulisses chama a atenção de qualquer pessoa que passe por esta loja, que fica a caminho dos Armazéns Chiado. Nesta pode comprar luvas de pele em todas as cores, na sua maioria de fabrico artesanal.

 

A Ginjinha

A Ginjinha foi fundada em 1840 e situa-se no Rossio, sendo a mais emblemática loja de ginjinha em Lisboa. Situa-se em frente do Teatro Dona Maria e todos os dias recebe centenas de pessoas, tanto estrangeiros como locais.

 

Tous (antiga Ourivesaria Aliança)

A marca Tous ocupa uma das mais bonitas lojas de Lisboa, cuja fachada data de 1914. Este espaço, situado na Rua Garret, é icónico e faz lembrar a corte francesa de Luís XIV e antes funcionava como Ourivesaria Aliança. Foi remodelado pela marca de jóias espanhola que se comprometeu a respeitar o património histórico. É de visita obrigatória.

 

Livraria Bertrand

A Livraria Bertrand situa-se no Chiado e nasceu em 1732, sendo uma das mais antigas livrarias do mundo que ainda está no ativo. Conta com várias salas divididas por temas, incluindo uma área para crianças e outra para jornais e revistas. É uma das livrarias preferidas dos lisboetas. A Bertrand conta com muitas outras livrarias espalhadas pelo país.

 

Confeitaria Nacional

Fundada em 1829, é a mais antiga confeitaria de Lisboa e pertence à mesma família há seis gerações. Foi na Confeitaria Nacional que foram confecionados os primeiros bolos-reis do país, com uma receita secreta que veio de França. Além do espaço em si valer a visita, com os seus interiores recuperados e móveis do século XIX, não pode perder os deliciosos pastéis de nata, bolos, bolachinhas e scones, tudo de fabrico próprio da casa.