CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Ljubomir Stanisic vai ser chef consultor do Sublime Comporta

Ljubomir Stanisic
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Comporta

Depois do Pesadelo na Cozinha, Ljubomir Stanisic abraça novo desafio na Comporta

 

Depois do sucesso que alcançou com o programa Pesadelo na Cozinha, programa da TVI baseado no formato original Ramsay’s Kitchen Nightmares, Ljubomir Stanisic abraça um novo desafio na restauração. Vai ser chef consultor do restaurante Sem Porta, no hotel Sublime Comporta. Junta-se à equipa liderada pelo chef executivo Salar Kayan, iraniano-dinamarquês, no restaurante que até agora se chamava Celeiro.

 

A nova carta do Sem Porta vai privilegiar a gastronomia alentejana, com ingredientes de produtores da região. Da carta geral fazem parte múltiplas variações de receitas à base de arroz, um ingrediente incontornável na região da Comporta. Pode encontrar este ingrediente no pargo com arroz de lima e clorofila e ovas de truta, no arroz de peixe e marisco ou no arroz doce de baunilha com gelado de abacate e pêra confitada.

 

Outros dos pratos estrela da casa vão ser a cabeça de xara com pickles caseiros e mousse de coentros e polvo picante com migas de pão à lagareiro, hortelã da ribeira e caldo à Bulhão Pato. Para sobremesa também tem várias e gulosas opções, como o gelado de bolacha maria com espuma de queijo de Niza e doce de morangos.

 

Stanisic começa logo por fazer a diferença com a criação de um jardim gastronómico, em parceria com a empresa Ervas Finas, que tem ervas aromáticas, legumes e especiarias cultivadas numa zona junto ao restaurante. Neste espaço está prevista a colocação de uma mesa onde nos meses amenos vão ser servidas refeições especiais com menus de degustação preparados pelo chef que já está em Portugal há duas décadas.

 

Este restaurante também merece uma visita pela carta do bar, ou não fosse Ljubomir autor de um livro de cocktails. A sua equipa de bartenders, do 100 Maneiras, Jorge Camilo e Daniel Zamith, criou uma lista de cocktails para o Sem Porta com 17 referências, incluindo mocktails (cocktails sem álcool). Pode optar por beber um 100 Porta, feito com ervas produzidas no jardim.

 

Ljubomir Stanisic ficou conhecido do grande público com o programa Pesadelo na Cozinha, no entanto já dá cartas na gastronomia há muitos anos. Além dos seus restaurantes 100 Maneiras, em Lisboa, também é consultor gastronómico no restaurante do hotel Six Senses Douro Valley. O chef está familiarizado com a zona da Comporta pois, já por dois anos, fez parte da organização de uma festa, a Mel, numa herdade da Comporta.

 

Fonte: Evasões