CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Lentes verdes: exposição de fotografia no Parque de Monserrate

Fotografia no Parque de Monserrate
By João GALVÃO . 3 years
Categories :
Últimas Notícias

Que melhor sítio para ver uma mostra de fotos de jardins, premiadas, que o Parque de Monserrate?

 

Por João Galvão

 

Até outubro pode ser visitada no Parque de Monserrate a exposição IGPOTY 2016. O International Garden Photographer of the Year, em Portugal recebido pela Parques de Sintra, é a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta tanto a profissionais como amadores.

 

Monserrate recebe assim 39 imagens premiadas nas categorias Paisagens Silvestres, Jardins Belos, A Beleza das Plantas, Terra Generosa, Árvores, Bosques e Florestas, Espaços para Respirar, Arte Macro, Vida Selvagem no Jardim, Verde na Cidade e na categoria especial Parques de Sintra.

 

Nesta edição foram 18.000 os participantes, e uma portuguesa mereceu um 2º lugar e uma menção honrosa: Dina Vieira capta, profussionalmente, imagens a alta velocidade nas pistas de Fórmula 1 há 25 anos, e em 2012 cruzou-se com o concurso IGPOTY aqui mesmo, em Monserrate. Desde aí que nele participa e confessou uma “imensa honra” ver premiadas agora duas das suas fotografias numa das suas categorias preferidas, a “Verde na Cidade”.

Esta foi a 10ª edição do concurso, criado no Reino Unido, e é lá, em Kew, terra jardineira por excelência, que a exposição principal dos premiados tem lugar. Depois, a mostra parte num tour mundial e foi desta forma que chegou a Monserrate. As fotos expostas são apresentadas em painéis 1x1 metro, em suportes de madeira de acácia, de árvores que caíram na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou para este efeito.

 

E a céu aberto, num parque ajardinado já premiado, em 2013, com um European Garden Award na categoria de “Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico”. Este mesmo Parque de Monserrate está integrado na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO desde 1995 como Património Mundial da Humanidade.

 

A 11ª edição já tem inscrições abertas que fecharam a 31 de outubro. Como sempre, o concurso é aberto a quem queira participar, profissionais e amadores, com fotos isoladas ou em portfólio. Os vencedores são anunciados no fevereiro seguinte, mês em que a exposição abre na sua cidade natal, em Londres, mais precisamente nos Royal Botanic Gardens de Kew.

E para que a memória não esmoreça, cada edição merece um seu próprio álbum, com as melhores fotos publicadas e uma memória descritiva do evento.

 

Até 8 outubro

Parque de Monserrate, das 10h00 às 18h00

Entrada incluída no bilhete de visita ao Parque de Monserrate.