CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

CNN considera que Lisboa é a nova Berlim depois da crise

Lisboa na CNN
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Lisboa

Revista norte-americana CNN destaca abertura do MAAT e lançamento da feira ARCO Lisboa

 

A cadeia de televisão norte-americana CNN chama Lisboa de “nova Berlim”, num artigo publicado a 7 de Agosto. A publicação considera a capital portuguesa o novo hotspot cultural de turismo, afirmando que a “austeridade ajudou ao sucesso da criatividade em Lisboa”. De acordo com a CNN, “é claro onde quer que esteja que Lisboa está numa boa fase – e parte do seu apelo é um cenário de arte e cultura que, até há bem pouco tempo era um segredo bem guardado”.

 

“A cidade ainda está a recuperar da crise financeira brutal em que Portugal caiu em 2010”, refere o artigo da CNN, que acrescenta “a austeridade também criou muitas condições semelhantes que atraíram artistas e criativos a Berlim”. De seguida, a publicação elenca as condições paralelas às duas cidades, “alugueres baratos, boa comida e edifícios vazios, combinados com uma população que fala bem inglês e uma cena forte em termos artísticos".

 

O artigo da CNN começa por falar sobre a revitalização que está a acontecer nos bairros históricos da cidade. “Numa manhã ensolarada, as ruas do bairro lisboeta Santos ecoam com os sons metálicos da construção. As redes e os andaimes cobrem as fachadas de muitos dos edifícios angustiados nestes bairros históricos.” Onde se viam edifícios devolutos, desocupados há muito, vêem-se agora “edifícios com nova decoração e fachadas de azulejo são agora cafés, lojas de design ou galerias de arte, lado a lado com padarias tradicionais e restaurantes tradicionais”.

 

A CNN destaca duas circunstâncias que atraíram os amantes de arte de todo o mundo à cidade, como “a abertura do Museu de Arquitetura e Tecnologia (MAAT) em Outubro passado e o lançamento da feira de arte ARCO Lisboa”. Estes acontecimentos “fazem parte de uma nova energia na cidade, atraindo criativos estrangeiros de outras capitais europeias e expatriados portugueses de volta para casa”.

 

O diretor do MAAT, pedro Gadanha, considera que esta é uma fase oportuna para inaugurar um museu devido ao fluxo de artistas que vem para Lisboa. “O que temos visto nos últimos anos é que os artistas estão à procura de espaços aqui [Lisboa], quando cidades como Berlim e Londres se tornaram demasiado dispendiosas. Cada vez mais pessoas se apercebem de que este é um país seguro, com grande qualidade de vida e muito próximo das principais cidades europeias, a duas horas de distância de avião, o que criou uma certa atratividade à volta de Lisboa, que está a chamar os artistas.”

 

Fonte: CNN