CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER

The Literary Man em Óbidos: dormir com letras

Hotel The Literary Man
Posté par João GALVÃO Il y a 2 Mois
Catégories :
Hotelaria

Ou ficar acordado! Com tanto livro no hotel The Literary Man vai querer um tinto e/ou café, e ler ler ler ...

 

No hotel The Literary Man de Óbidos os livros estão por todo o lado. E por agora, em vésperas do Folio, se for seu desejo ir ao festival dos livros em Óbidos, reserve já, com sorte ainda pode ter o melhor quarto possível onde passar a festa das letras.

 

É um hotel realmente especial e único: os livros são o seu cerne, o seu moto e a sua razão de ser. “O projeto assenta nos livros e nos seus autores e leitores” diz-nos Telmo Faria, proprietário e mentor do espaço. “Ou seja, trata-se de fazer um grande hotel  com dezenas e dezenas de milhares de livros e de gerar uma dinâmica à volta disto, que vai desde a consulta ou compra de livros pelos hóspedes a uma programação própria com residências literárias, lançamentos, conferências, seminários, feiras do livro, etc.”

O Hotel The Literary Man abriu durante o primeiro Folio, o Festival Literário Internacional de Óbidos, que é já um festival literário internacional, e a ele voltaremos, que decorrerá já em outubro. O que nos traz agora é dar-lhe a conhecer o melhor hotel em que ficar ao tema, os livros.

 

O nome The Literary Man surgiu como “referindo-se não a um homem mas ao homem literário que existe em cada pessoa remetendo-nos para o seu lado mais ficcional, imaginativo, criativo” continua Telmo Faria. “Também os livros quando abordam a miséria ou a grandeza humana, têm sempre presente que o homem, no sentido abstrato e universal,  é a matéria-prima por excelência da ficção e da literatura”.

 

Não resistimos e perguntámos a Telmo se num tempo de spas podemos colar ao seu hotel o termo ‘biblioterapia’: “A biblioterapia em Inglaterra já está inscrita pelo ministério da saúde  como método de tratamento médico, em vez de fármacos para algumas patologias. Os livros tem o poder de fazer relaxar e também de curar. Como queremos estimular muito a questão do relaxamento junto de vidas urbanas tão agitadas ter livros, massagens, e equipamentos de spa como sauna e banho turco faz parte dessa estratégia global”.

O The Literary Man abriu há dois anos, aproveitando a estreia do Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos, e esta coincidência não é inocente: “O Folio fez-nos acelerar um bocadinho mas o projeto pretende também celebrar a criação literária e vem contribuir para a territorialização da Vila Literária que não é um evento mas uma utopia contemporânea, como gosto de lhe chamar. Ter hoje 11 livrarias e um grande hotel literário é a consequência de uma política pública local que fez com os privados pudessem investir e pudessem ir transformando as rotinas de uma Vila que se pretende afirmar internacionalmente com este modelo.”

 

Hotel The Literary Man

Rua D. João d’Ornelas

2510-074 Óbidos

262 959 217

A partir de 85 euros a noite

João  GALVÃO
João GALVÃO