CONTACTOPORTUGALCOMPORTAALGARVEINVESTIRVIVER

Novo distrito em Lisboa? Beer, beer!

Lisbon Beer District
Par João GALVÃO Il y a 4 Mois
Catégories :
Turismo Lisboa

Se a cerveja é bebida operária, Marvila tem tudo para ser o Lisbon Beer District

 

A história nasceu naturalmente, quando três ateliers cervejeiros abriram no mesmo bairro, que o tempo foi esquecendo, mas que a cerveja trouxe para a atualidade.

 

Marvila, junto ao rio, a meio caminho entre o centro histórico e a zona nova da Expo, foi desde sempre sítio de estiva e armazéns. E é por isto, pela tipologia armazém, que é tão desejada pelos modanti nacionais e estrangeiros. Especialmente aqueles que cresceram a ver cinema americano e a dizer “quando for grande vou viver num loft, quando for grande vou viver num loft”.

 

Se for necessária uma semelhança mais conhecida, imagine o Meatpacking District em Nova York, ou o Southwark e Bankside londrino, ou qualquer zona do mundo que os anos 90 e o amor pelos espaços amplos e fabris tenham trazido para a ribalta. E também aqui, em Marvila como no mais cosmopolita spot, abundam os espaços de bom desenho contemporâneo ainda, o loft amplo usando o espaço fabril, o tijolo exposto e a arquitetura do ferro.

 

Marvila é um bairro pequeno e proletário, paredes meias com os cais fluviais, grandes fábricas e armazéns, é quase que naturalmente sítio onde nasceriam negócios ligados às novas cervejarias. Para ajudar, de há pouco tempo para cá, começou a ser repovoado com nova fauna social, artistas, entrepeneurs, ninhos de negócio. A maior sala de co-work de Lisboa fica aqui e são muitos os espaços culturais. E não apenas sítios onde se bem exponham artistas; há projetos que dão um passo em frente e são ao mesmo tempo artísticos, lúdicos e socais, como o “A Avó veio trabalhar”, ideia bela que junta mais de 70 Avós que usam o seu precioso saber-fazer para executar o design de artistas com idade para serem os seus netos.

 

As cervejarias que compõe o nosso Bairro Cervejeiro (é tão mais lindo que Lisbon Beer Distrit, não é?), são poucas mas rijas, a poucos passos umas das outras, os passos ideias para ir de uma cervejaria à seguinte, sem cair.

DOIS CORVOS

 

A Dois Corvos foi a primeira a chegar a Marvila. Tem a parede mais linda do mundo, que faz a abertura deste artigo, com 12 bicas de que jorra a produção que se faz do outro lado do azulejo. Fica na rua Capitão Leitão.

MUSA

 

Na Rua do Açúcar fica o projeto Musa e perto, também na Rua do Açúcar, fica a Lince, ideia concretizada de um casal que começou a fazer cerveja da forma mais artesanal possível, em casa, usando baldes de cinco litros. Brilhante, não é? Vou fazer também, vou lá amanhã perguntar-lhes como se faz.

LINCE

 

Claro, para alem destas mais cosmopolitas tem também as cervejarias que estão ali desde sempre, desde o apito da fábrica e das sereias dos navios, quase que com as mesmas pessoas, ainda.

 

Dois Corvos

Rua Capitão Leitão 94

1950-052 Lisboa

211 384 366

http://www.doiscorvos.pt/en

 

 

Cerveja Musa

Rua do Açúcar 83

1950-006 Lisboa

213 877 777

https://cervejamusa.com

 

 

Cerveja Lince

Rua do Açúcar 76

1950-009 Lisboa

915 286 975

http://cervejalince.pt

 

 

Imagens dos sites das marcas

João  GALVÃO
João GALVÃO