CONTACTO INVESTIR VIVER COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Gorreana dos Açores, o único chá produzido na Europa

Chá Gorreana
Par João GALVÃO Il y a 7 Mois
Catégories :
Turismo Portugal

É verdade, no Velho Continente mais ninguém produz chá, só os Açores, só a Gorreana de São Miguel

 

Não foi assim sempre: na Ilha de São Miguel chegaram a existir, ao mesmo tempo, 14 fábricas transformadoras de chá que chegaram a produzir na década de 50 cerca de 250 toneladas oriundas de 300 hectares de cultivo. Mas  a 1ª Grande Guerra e, mais tarde, as proteções aduaneiras ao chá da colónia de Moçambique, votaram este florescente comércio à sua quase extinção.

 

A Gorreana, aberta em 1883, resistiu a tudo e existe ainda hoje. Parte do sucesso do chá açoriano é o clima da ilha: as pragas que normalmente atacam o chá não gostam de São Miguel e isso faz do Gorreana um chá 100% orgânico; não são usados pesticidas, herbicidas, fungicidas, nem corantes nem conservantes.

 

Por tudo isto é um chá de primeira qualidade, que compete com os melhores desde sempre, especialmente desde 1874 quando dois especialistas chineses vieram de propósito ensinar aos açorianos esta verdadeira arte.

 

 

A fábrica e a plantação estão abertas ao público e os turistas são bem-vindos; há mesmo um Museu que mostra os mais de 100 anos de bem saber fazer o único chá europeu.

 

São apenas 32 hectares de cultivo, o que torna o Gorreana um produto raro, local e de qualidade, o que o faz entrar automaticamente para o topo da escala do desejável contemporâneo, que é tudo isso, afinal.

 

 

O chá da Gorreana é exportado para todo o mundo. E sabe para onde também? Para o Japão, a segunda nação mestra do chá. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?

 

A fábrica produz chá Preto em muitas variantes: há Gorreana Broken Leaf, Pekoe, Orange Pekoe e Oolong, o meu favorito. E também o Verde, nas variedades Hysson, Encosta de Bruma e Pérola.

 

Pode encontrá-los nas boas deli ao redor do mundo, ou idealmente bebê-lo lá mesmo, na plantação. Ou então, compre pela loja online do site, em saquetas ou em folha solta, entre €0,94 cada 50 gr da variante Preto Moinha e €8 a caixa metálica com 100 gr de Orange Pekoe Ponta Branca Premium.

Agora já sabe, tem que ir a São Miguel, mas não só para conhecer a única plantação de chá europeia em funcionamento desde o século XIX. Se ainda não conhece pesquise um bocadinho. Para além de ser a porta de entrada para os Açores, São Miguel oferece imenso, desde um pot-au-feu cozinhado numa furna (mini-caldeira vulcânica), até à Lagoa das Sete Cidades, onde de um lado chorou um pastor de olhos verdes todo um lago à cor dos seus olhos e do outro lado, uma princesa de olhos azuis fez o mesmo, inundando outro lago, que toca ao leve no verde do pastor.

 

Plantações de Chá Gorreana

Gorreana, 9625-304 Maia

São Miguel, Açores

296 442 349

Mais info aqui

 

imagens do site da marca