CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Metro de Lisboa investe 210 milhões em melhorias do sistema

Metro de Lisboa
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Últimas Notícias

Vão ser acrescentados sete comboios e vão ser modernizados os sistemas de segurança, sinalização e controlo de circulação

 

O Governo decidiu investir na melhoria do Metropolitano de Lisboa, o que contempla a aquisição de sete composições (14 unidades triplas), assim como a modernização dos sistemas de segurança, sinalização e controlo de circulação. Ao todo vai ser feito um investimento total de 210 milhões de euros nos próximos anos.

 

Esta notícia foi dada em comunicado pelo gabinete de João Matos Fernandes, ministro do Ambiente. O Metro de Lisboa, o Transtejo e a Soflusa também tiveram autorização do Governo para proceder à contratação de trabalhadores.

 

O concurso para a compra das novas composições vai ser lançado até julho, implicando um investimento de 110 milhões de euros. As 14 composições correspondem a sete comboios, sendo que cada um destes terá duas unidades triplas. O novo sistema de sinalização e segurança, que será aplicado nas linhas azul, amarela e verde, corresponde a um investimento de 100 milhões de euros.

 

“O investimento, a realizar através de leasing operacional e financiado pelo Fundo Ambiental, permitirá a modernização do sistema de segurança, sinalização e controlo de circulação nas linhas azul, amarela e verde e no Parque de Máquinas e Operação. O sistema atual data dos anos 70″, lê-se no comunicado de imprensa.

 

O novo sistema de segurança que vai ser aplicado no Metro de Lisboa vai fazer com que os utentes esperem menos tempo pelo metro. “A adoção do novo sistema permite o reforço da segurança do serviço, o controlo e reorganização automática dos horários em situações de perturbação na circulação e o aumento das frequências de serviço, através da redução do intervalo entre comboios.”

 

A aprovação destas novas medidas, que serão ambas financiadas pelo Fundo Ambiental e cujas receitas deverão chegar aos 250 milhões de euros, surgiu no mesmo dia em que o ministro falou sobre os planos de expansão do Metro de Lisboa. Até 2021, vão surgir duas novas estações de metro. Com a construção das estações da Estrela e de Santos será feita a ligação entre o Rato e o Cais do Sodré.

 

 

Fonte: Idealista

Photo Credit: Notícias ao Minuto