CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Bar das Cardosas: se os frades soubessem voltariam a correr

Cocktails Bar das Cardosas
By João GALVÃO . 2 years

O Bar das Cardosas, no Intercontinental do Porto, traz o melhor dos vários mundos, dos cocktails de assinatura ao chá inglês da tarde.

 

A pensar nos longos dias de verão de dolce far niente,o Bar das Cardosas renovou a carta com cocktails clássicos e de assinatura. Entre as opções destaca-se o “Bella Ciao”, uma bebida inspirada na série de sucesso “La Casa de Papel”, composto por Amaretto (licor italiano), Campari, Tangerina, Lima, Vodka e Água Tónica. Além disso, o Bar passa a eleger, todos os dias, um “Cocktail of the Day”, que pode ser o resultado de uma receita original ou um destaque das novas propostas a um preço (ainda mais) simpático. 

 

O novo cocktail do Bar das Cardosas, o Bella Ciao, inspirado na série "La Casa de Papel"

 

Para os que não resistem a uma nova experiência, o Bar das Cardosas aconselha os wine flights, uma verdadeira viagem de sabores, com três copos de vinho distintos, que lhe vão ficar na memória. Pelo preço de um copo é possível degustar três, e todos os meses há um produtor, casta ou região de destaque que marcam a oferta de vinho branco, tinto, espumantes portugueses de referência, Porto e Porto envelhecido. Ainda para os amantes do “néctar dos deuses”, há uma extensa carta de 36 opções de vinho a copo e 24 Vinhos do Porto. Para os que preferem um bom Whiskey, a carta engloba 27 referências.

 

A experiência Wine Flights, três vinhos diferentes pelo preço de um.

 

Com inspiração italiana, o Bar das Cardosas traz também à Invicta o Aperitivo, que significa, no Latim, “que serve para abrir o apetite”. Todos os dias, entre as 17h00 e as 20h00, sempre que pedir uma bebida há oferta de três petiscos. Entre a vasta lista de opções, o Bar das Cardosas sugere, no copo, o clássico italiano Aperol, feito de laranja-azeda, genciana, ruibarbo e quinquina, perfeito para combinar com algo leve para comer.

 

O Aperitivo do Bar das Cardosas, de inspiração italiana, com a oferta de 3 amuse-bouche.

 

De quarta a domingo, entre o 12h30 e as 18h00, o Bar das Cardosas reinventa a tradição inglesa e prepara um Afternoon Tea, a combinação imperdível dos melhores chás do mundo, com scones, mini sanduíches e sobremesas. Nos dias mais quentes, é também possível provar os Tea Infused Cocktails.

 

O chá da tarde comme il faut.

 

Além das opções mais usuais, como torrada, tosta mista, bebidas quentes, cafés, gelados e sorbets caseiros, o menu do Bar das Cardosas inclui ainda pratos de assinatura, como Galinha Tikka Masala com arroz basmati e poppadoms ou o Bife do Lombo, molho de pimenta verde e batata frita. Para petiscar, as sugestões passam pelas Gambas al ajillo, Tempura de Polvo com molho sweet chili, Saladas, Hambúrgueres, e pratos quentes, como Gnochis com cogumelos da época, azeite de trufa, parmesão e salsa. Para os gostos mais requintados, é possível degustar Antonius Caviar, uma iguaria de luxo que consiste em ovas de esturjão não-fertilizadas, sem qualquer tipo de aditivo ou corante, e que leva entre nove a catorze anos a ser cuidada.

 

Três exemplos da vasta lista de cocktails propostos pelo Bar das Cardosas.

 

O Bar das Cardosas organiza ainda, todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 19h00, noites de Fado, com entrada livre e gratuita.

 

Nas palavras de Carlos Teixeira, Diretor de F&B do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, “este é um espaço dedicado a todas as pessoas da cidade ou que a visitam. Não estamos abertos apenas para hóspedes, qualquer pessoa é bem-vinda e convidada a desfrutar da nossa vasta oferta. Procuramos inspiração nas grandes capitais europeias, como Milão, Londres e Paris, e recriamos esses conceitos bem no centro do Porto, num espaço de requinte e com uma localização privilegiada”.

 

Detalhe do Bar das Cardosas.

 

Esta é uma carta reinventada, ideal para os dias mais quentes do ano e com opções para todos os gostos. Durante os meses de verão, o Bar das Cardosas está aberto entre as 15h00 e a 01h00.

O Bar das Cardosas, no Hotel Intercontinental do Porto.

 

O edifício vale por si só a visita, os cocktails são apenas mais uma desculpa para que depois dos olhos, se nos abra a alma. Foi antes de tudo no século XVIII um convento de Frades Loios até à extinção da Ordens Religiosas em 1834, sem nunca ter sido definitivamente acabado. Um negociante, Manuel Cardoso dos Santos, comprou o edifício em leilão mas com a condição de o finalizar segundo o traçado inicial. Após a morte do negociante Cardoso o edifício foi herdado pela sua esposa e filhas, e daí o atual nome, o Palácio das Cardosas. Em julho de 2011 foi ocupado pelo Hotel Intercontinental, de que faz parte o Bar das Cardosas.

 

Então, ainda não acha que os frades voltariam a correr? E atrás deles, tenho a certeza, as Cardosas, num frufru de sedas e de saiotes de cambraia engomada.

 

Hotel Intercontinental Porto e Bar das Cardosas

Praça da Liberdade, 25, Porto

Aberto todos os dias entre as 15h00 e a 01h00

Tel: 22 003 5600

 

Fotos cedidas pela instituição