CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Saudade no Museu Coleção Berardo

Saudade no Museu Coleção Berardo
Par Francisco CANDEIAS Il y a 3 semaines
Catégories :
Cultura

Saudade no Museu Coleção Berardo

 

Saudade, China & Portugal inaugurou no passado dia 16 de novembro no Museu Coleção Berardo, onde vai ficar até dia 6 de janeiro do próximo ano.

 

Quadro de Rui MoreiraSaudade

 

Como o título indica, a exposição parte da palavra portuguesa tida como intraduzível, mas vai muito para além disso. O objetivo é a criação de um diálogo que se debruça, também, sobre conceitos de diversidade, festividade e ambiguidade.

 

Saudade, China & Portugal, uma parceria entre o Museu Coleção Berardo e a Fosun Foundation, conta com a presença de artistas dos dois países, como Sun Xun, Leng Guangmin, Rui Moreira, Joana Vasconcelos ou Luísa Jacinto. 

 

Yuko Hasegawa, curadora da exposição e curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, selecionou 16 artistas de Portugal e da China em cujas obras, diz, se destacam duas características marcantes. “A primeira é a relação íntima com a narrativa da saudade” e a segunda “o conceito de entrelaçamento, incluindo diversidade, festividade, ambiguidade, que muitas vezes vêm em conjunto”.

 

No trabalho de Luísa Jacinto, por exemplo, o conceito de saudade parece ser encontrado no vazio dos seus gradientes nebulosos que delimitam espaços onde poderiam coabitar figuras, mas não se vê ninguém. As telas da artista encontram-se algures entre um lugar de memória e um não-lugar.  

 

Guangchang Guo, Chairman da Fosun International, espera "que este pequeno passo possa interligar mais recursos e amigos, formando uma ponte de cooperação ainda mais importante e influente" entre os governos chinês e português. 

 

Estes são os artistas que pode ver na exposição:

Sun SunVasco Araújo
Pedro Valdez Cardoso
José Pedro Croft
Leng Guangmin
Tao Hui
Luísa Jacinto
Liu Jianhua
Rui Moreira
Cheng Ran
André Sousa
Joana Vasconcelos
Guan Xiao
Sun Xun
Shi Yong
Xia Yu
Liang Yuanwei