CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Bairros de Lisboa

Conheça os bairros de Lisboa, onde reside o espirito alfacinha

A essência lisboeta encontra-se nos diferentes bairros de Lisboa

 

A identidade lisboeta espraia-se pelos vários bairros de Lisboa. Apesar de esta não ser a divisão administrativa formal da cidade, mas sim a freguesia, é aquela que é mais conhecida pelos locais. Há bairros que se estendem por mais do que uma freguesia e freguesias que ocupam mais do que um bairro. Os bairros tradicionais não devem ser confundidos com os bairros fiscais ou os quatro bairros administrativos de Lisboa.

 

O conceito de bairro, como um conjunto urbano de edifícios similares, apareceu na época da Revolução Industrial, por ser necessário albergar os operários das fábricas recém-chegados à cidade. No entanto, antes disso já as casas eram erguidas de acordo com uma determinada ordem, formando aglomerados urbanos dentro da cidade. Um exemplo disso é o antigo bairro de Alfama. O primeiro grande projeto urbanístico deste género sucedeu-se ao Terramoto de 1755, com a construção da Baixa Pombalina. No entanto, foi apenas no início do século XX que nasceram a maioria dos bairros de Lisboa que se conhece hoje.

Cada bairro é conhecido por uma razão diferente. No centro histórico fica a antiga judiaria, Alfama, o mais antigo e típico bairro de Lisboa. A Baixa Pombalina carateriza-se pela sua monumentalidade. É lá e no elegante Chiado que encontra as lojas históricas e a famosa ginjinha, um licor português muito apreciado. Na Avenida da Liberdade, antigamente chamada de Passeio Público, encontra as grandes marcas internacionais e no trendy Príncipe Real as lojas mais vanguardistas.

 

 

Photo credit: vintagedept via Foter.com / CC BY

Photo credit: ANNE LOTTE via Foter.com / CC BY-SA