CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Topografias Imaginárias: cinema ao ar livre, com o Sul ao tema

Topografias Imaginárias
By João GALVÃO . 3 years
Categories :
Atividades Lisboa

O ciclo de cinema ao ar livre Topografias Imaginárias convida a imaginar novas e nunca vistas Lisboas.

 

Mais que ser ao ar livre, o ciclo de cinema Topografias Imaginárias traz consigo visionamentos comentados por especialistas que nos ajudarão a descobrir os modos como o cinema reinventa Lisboa.

 

Cada sessão é um exercício de visão e revisão de filmes na sua relação com a cidade, um trabalho sobre o olhar cinematográfico como agente transformador.

 

Neste ano, o quarto consecutivo das Topografias Imaginárias, o programa é especial e está subordinado à iniciativa mais generalizada Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura 2017, de que já lhe demos conta. O lema escolhido para esta ligação é “Lisboa, Cidade do Sul”, e cada sessão culminará numa projeção de cinema ao ar livre onde cada filme, associado a cada lugar, criará um novo espaço, simultaneamente real e imaginário.

 

Os seis pontos de projeção são o Museu da Carris, a Quinta do Alto em Alvalade, o Vale Fundão em Marvila, o Miradouro de Santo Amaro, o Teatro de Carnide, e para nós o melhor de todos, a Ponte Vasco de Gama (imagine, a ponte como cenário do filme Eldorado_XXI de Salomé Lamas, uma fita sobre o mais profundamente esquecido, subterrâneo e escondido do mundo contemporâneo e que, contudo, sustém aquilo que decorre à superfície).

 

Neste percurso de seis paragens irá ser descoberto um arquipélago de lugares desconhecidos, nas traseiras e nos bastidores do fluxo quotidiano da cidade, e poderemos assistir à sua inesperada transformação pelo cinema.

 

Longe do olhar da cidade, estes lugares serão aqui, por momentos, o seu centro: em cada um deles, graças à magia do cinema, será descoberto e transformado pelo filme aí projetado. Os filmes, esses, de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa, que, em contacto com os espaços de projeção, criarão uma outra cidade que só poderia existir através do cinema.

 

Lisboa, Cidade do Sul, será assim uma viagem de exploração, uma redescoberta também imaginária, da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.

 

Na maior parte da vezes os visionamentos serão comentados antes no Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, no Largo do Calvário, por volta das 18h00, e haverá depois um autocarro gratuito que levará os espetadores até ao local de projeção e que os trará de volta.

 

Todo o programa em www.arquivomunicipal.cm-lisboa.pt

 

Topografias Imaginárias – Lisboa, Cidade do Sul

4º ciclo de visionamentos comentados com projeções de cinema ao ar livre

1, 2 e 3 / 8, 9 e 10 de setembro

Entrada livre